Skip to content

Série de lives sobre games com especialistas da indústria criativa para debater sobre o cenário de jogos digitais no Brasil. Tudo sobre produção, mercado e empreendedorismo no segmento criativo. Esse conteúdo é uma parceria da UJ com o Anipólitan e a São Jogue!.

terça, 25/08 (18h)

pré-live: Apresentação do EventO - @saojogue

Paolo Bruni convida a São Jogue para falar sobre o evento de Boas Vindas da Unijorge, as expectativas, as atividades que vão rolar. Aproveitam o momento para lançar atividades de interação com o público da transmissão.

quarta, 26/08 (18h)

pré-live: Programação detalhada das Lives - @saojogue

Paolo Bruni convida a São Jogue para apresentar a programação das 4 lives e falar um pouco sobre cada um dos convidados que participarão. Aproveitam o momento para lançar atividades de interação com o público da transmissão.

quinta, 27/08

16h - pré-live: Apresentação Convidados - @saojogue

Paolo Bruni (pelo instagram da Unijorge) convida a São Jogue para fazer uma chamada do pessoal para a live no youtube. Aproveitam para apresentar o tema que será abordado, apresentar rapidamente quem serão os convidados do dia, além de lançar atividades de interação com o público da transmissão

17h - Live: A Presença e Importância dos Jogos na Sociedade

Um bate-papo sobre o histórico dos jogos na sociedade, sua função e benefícios na vida das pessoas e um breve panorama sobre as diferentes aplicações atuais dos jogos

sexta, 28/08

16h - pré-live: Apresentação Convidados - @saojogue

Paolo Bruni (pelo instagram da Unijorge) convida a São Jogue para fazer uma chamada do pessoal para a live no youtube. Aproveitam para apresentar o tema que será abordado, apresentar rapidamente quem serão os convidados do dia, além de lançar atividades de interação com o público da transmissão

17h - Live: Processo de Produção dos Jogos

Como é ser um game designer? Este painel abordará o processo criativo de um jogo, as profissões que se envolvem na sua cadeia de produção e em uma editora de jogos, trazendo cases de produção de jogos digitais e analógicos.

sábado, 29/08

16h - pré-live: Apresentação Convidados - @saojogue

Paolo Bruni (pelo instagram da Unijorge) convida a São Jogue para fazer uma chamada do pessoal para a live no youtube. Aproveitam para apresentar o tema que será abordado, apresentar rapidamente quem serão os convidados do dia, além de lançar atividades de interação com o público da transmissão

17h - Live: As aplicações inovadoras dos jogos em diversas áreas

Os jogos são muito mais do que uma diversão casual ou um simples passatempo. Neste painel abordará a inclusão social e representatividade através dos jogos, além da sua aplicabilidade  no campo da saúde e dentro das empresas

domingo, 30/08

16h - pré-live: Apresentação Convidados - @saojogue

Paolo Bruni (pelo instagram da Unijorge) convida a São Jogue para fazer uma chamada do pessoal para a live no youtube. Aproveitam para apresentar o tema que será abordado, apresentar rapidamente quem serão os convidados do dia, além de lançar atividades de interação com o público da transmissão

17h - Live: Empreendedorismo Jovem

Quando a paixão pelos jogos se transforma em um negócio? Este painel convida jovens que decidiram empreender através dos jogos para compartilhar seus cases e experiências, trazendo uma visão de como jogos podem ser uma ferramenta de transformação social.

convidados

Ivan Mussa
@mussaivan

Ivan Mussa é professor substituto no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN). Possui doutorado em Comunicação pela UERJ, e desenvolve pesquisa sobre o design de jogos na contemporaneidade e suas repercussões políticas e estéticas.

Silvani Neri
@silvanineri

Game designer da série de micro-jogos de RPG A Trama do Criar, co-autora do e-book Jogos de Tabuleiro na Aprendizagem publicado pelo Clube dos Recreadores, do curso Criação de Histórias Entre o Sertão e o Mar, dos cursos Game Design – a Mecânica de Criação de jogos e, do curso Design Experience. Fundadora da #108, coordenadora da Oficinas Lúdicas, time da Women Game Jam, curadora de conteúdo do Gamepólitan e  Anipólitan. Impulsionadora da Rede de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira.  Especialista em Educação à Distância – Faculdade de Ciência e Tecnologia (2012) e Bacharelado em informática pela Universidade Católica do Salvador (2009).

Paula Piccolo
@piccolopaula

Professora de Inglês e advogada. Trabalha com jogos de tabuleiro modernos na educação desde 2014, criadora do JEDAI (Jogos na Educação, Didática, Aprendizagem e Inovação) que dá cursos de formação continuada para professores e psicólogos. Usa design instrucional na adaptação de jogos para o conteúdo programático de cursos, transformando o material didático em jogo de tabuleiro (e vice-versa). Participa de Congressos, Simpósios e outros eventos acadêmicos da área, apresentando trabalhos e participando de mesas redondas. Atualmente coordena a plataforma de cursos online UNINERD Cursos Divertidos que trata temas importantes com abordagem lúdica e nerd.

Ernane guimarães
@rebeludicos

Criador de jogos e presidente da Rede Brasileira de Estudos Lúdicos. Doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo. Tem experiência como jornalista (Folha de S. Paulo, Cult) e professor universitário (FMU, Faculdade Méliés). Autor do livro Narrativas e Personagens para Jogos (Ed. Érica, 2014) e roteirista do jogo The Missing Star (Fundação Padre Anchieta, 2012).

Winston Petty
@wpetty

Game designer, produtor e fundador da Webcore Games, Insolita Studios e Kidguru. Vencedor do JogosBR 06/07 (CaveDays, PC/Mac), do troféu EGW de melhor jogo brasileiro em 2011 (Freekscape, PSP/PS3) e 2013 (Turma do Chico Bento, Facebook) e do prêmio Tele.Síntese 2015 pelo uso de realidade virtual no tratamento de fobias (Polaris). Co-autor do mangá “Uma Dupla que Faz Acontecer”, com temática empreendedora. Com formação em Ciência da Computação e Design, foi presidente da Abragames em 2009/10. Atualmente dedicado ao desenvolvimento de TerraCodex (VR) e outros projetos para consoles e smartphones.

Fel Barros
@fel.barros

Game designer e fundador da ACE Studios, estúdio de jogos sediado no rio de janeiro; Desenvolvedor de jogos Senior da CoolMiniOrNot, publicadora mundial de jogos de tabuleiro e miniaturas como Zombicide, Arcadia Quest, Blood Rage, a Song of Ice and Fire; cofundador/CEO da Red Shirt, Startup voltada para serviços de consultoria em game design e gamificação. Se trabalho mais recente é o lançamento do “God of War: The Card Game”

Yuri Fang
@galapagosjogos

Sócio-fundador e CEO da Galápagos Jogos. Trabalhou em diversas áreas como: Projetos executivos e Estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira de Terminais Portuários na empresa DTA Engenharia; Recursos Humanos na MBA Empresarial; Gamification e Projetos lúdicos na Darwin Jogos; Gerente Nacional de Vendas no Groupon.

Cristhyane Ribeiro
@sinergiagames

Formada e Mestre em Gestão pela UFBA e especializada em Game Design pela UNEB. É Sócia-fundadora da Sinergia Games, estúdio que desenvolve e publica jogos com abordagens culturais e em desenvolvimento humano.

Desenvolveu mais de 20 jogos entre projetos autorais, de inovação tecnológica e sob encomenda. Tem o papel de concepção, captação de recursos, gestão administrativo-financeira e produtora executiva, além de pesquisa, desenvolvimento da narrativa e definição de conceito dos jogos desenvolvido.

Ana Antar
@anaantar_

Diretora Teatral formada pela UFBA, Pós Graduada em Game Design pela UNEB, desenvolvedora de jogos, gerente de projetos, roteirista, produtora e articuladora cultural. É Co-fundadora da ERA Game Studio, empresa responsável pela criação do primeiro Live Game do mundo. É organizadora nacional da Women Game Jam.

Luis Eduardo
@matilharpg

Formado em Direito pela UCSAL, pós graduado nas áreas de Direito Público e Advocacia Extrajudicial. É fundador e presidente do grupo Matilha RPG, que promove ações voltadas a popularização dos RPG’s de mesa na cena de Salvador/BA há 5 anos.. Participou e realizou diversas atividades no cenário Geek/Nerd da Bahia, sempre com o objetivo de disseminar o RPG e suas variáveis como ferramenta acadêmica em potencial, além e de torná-lo mais acessível às diversas classes.

Tharcisio Vaz
@tharvaz

Mestre e Doutorando em Composição Musical para Games pela UFBA, professor de áudio para Games na UNEB e professor de Música para Audiovisual na UCSal. É compositor e sound designer para Games e Filmes há 10 anos. Trabalhou com produção de áudio e música em mais de 70 projetos de Games, Cinema e Animação, tendo sua música tocada por alguns dos melhores ensembles da Europa. Seus trabalhos foram exibidos e premiados em eventos nacionais como SB Games, Campus Party, Brazil Game Show, Big Festival e internacionais como a Gamescom, Festival de Cannes, Media Sound Hamburg e a mostra “A Era dos Games“.

Alessandro Marimpietri
@desenvolverbahia

Psicólogo pela UFBA com formação em Neuropsicologia pela USP e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Cuyo na Argentina. É sócio diretor do Instituto Desenvolver, que se dedica a formação de pais e profissionais. É sócio diretor da Clínica Desenvolver, atuando como diretor clínico, supervisor, psicólogo clínico de crianças adolescentes, educador parental, além de realizar avaliações psicológicas e neuropsicológicas, bem como atividades de orientação profissional individual e em grupo. Palestrante em âmbito nacional, especialmente no que se refere a temas como: contemporaneidade, educação, saúde, infância, adolescência e vínculos parentais.

Renato Simões
@geeksnorcs

Bacharel em Tecnologia e Gestão Comercial pelo Centro Universitário UNA, Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Minas Gerais, é CEO na Geeks N’ Orcs, editora brasileira de jogos de tabuleiro e cartas e Diretor Marketing da Trendshop Vendas e Serviços Ltda. Há 4 anos, empreende na área de entretenimento, criando jogos do zero e colocando-os nas prateleiras de diversas lojas brasileiras.

Filipe Pereira
@fiolipe

Produtor e Game Designer na Aoca Game Lab, empresa responsável pelo ÁRIDA, uma série de survival games que se passa no sertão brasileiro do século XIX. É também professor na Graduação de Jogos Digitais Universidade do Estado da Bahia.

Lukas Walter
@cwgoficial

Graduando em administração pela UCSAL, trabalha com eSports desde o final de 2015. É Diretor Executivo e Sócio proprietário da CWG Academy, a primeira academia baiana para capacitação profissional de jovens para o mercado de esportes eletrônicos. É sócio proprietário da ACE, empresa de tecnologia voltado pro cenário de finanças, e é membro do conselho administrativo do Grupo Packtus, um grupo empresarial voltado pra tecnologia e inovação onde atendende diversos segmentos de gestão a varejo com espaço pra inovação tecnológica e solução integrada.

Leonardo Almeida
@leonardosalmeidas

Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Especialista em MBA em Gestão da Tecnologia da Informação – Faculdade Jorge Amado  e Bacharelado em informática pela Universidade Católica do Salvador. Leciona no ensino superior em cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Redes de Computação. ministra aulas e elaborar material on-line para cursos de Ensino a Distância (EAD) e atua como Analista de Suporte Plataforma Alta (Mainframe).

Mediadores

paolo bruni
@ciborgs

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFBA. Pesquisa temas relacionados a estética e filosofia da arte, histórias em quadrinhos, estudos culturais, economia criativa, música eletrônica, jogos digitais e analógicos. Fundador e designer de jogos na Porreta Games, onde desenvolveu projetos como a adaptação transmídia do livro Capitães da Areia (2011) de Jorge Amado e o evento de boardgames Tabuleiros da Bahia (2010-2014). Professor dos cursos presenciais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Marketing, Logística, Jogos Digitais e Design de Animação da Unijorge. Fundador e colaborador do Carranca Núcleo Criativo na mesma instituição.

Karina La Farina
@saojogue

Bibliotecária e pós-graduada com especialização em Gestão Cultural. Sócia-proprietária da São Jogue, rede de lanchonetes especializadas na interação entre comidas criativas e jogos de tabuleiro como forma de proporcionar experiências únicas e inovadoras para as pessoas, atuando também como um hub cultural de movimentos regionais nerd, geek, pop, kpop e otaku. Em 2020, ganhou o Prêmio Ser Humano da ABRH Bahia na Categoria Jovem pelo Projeto de gestão de pessoas dentro da São Jogue – Smart People.

eric bispo

@saojogue

Engenheiro Civil com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e bacharelado em Administração de Empresas. É Sócio-proprietário da São Jogue, atua há 10 anos na implementação de cursos de gerenciamento de stress e técnicas de liderança juntamente com as ferramentas utilizadas no programa TLEX Institute.